"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.

sábado, 23 de abril de 2011

Desenvolvendo o lado direito do cérebro

Os dois hemisférios do cérebro humano.Após apresentar o vídeo (Derrame de Percepção) do post anterior alguns alunos me perguntaram como desenvolver o lado direito do cérebro. A minha resposta de início foi "começar a almoçar ou jantar com a televisão desligada". Logo depois desta resposta foi possível escutar um "ahhh..." que queria dizer "Ah! Assim é difícil!". A minha intenção foi deixá-los cientes de como passamos a maior parte do nosso dia desligados do presente, ou seja, ficamos no lado esquerdo do cérebro. Deixamos de prestar atenção no que fazemos. Ou, então, nos preocupamos demais com o amanhã e perdemos energia demais com o ontem e deixamos o agora passar. Mas há, obviamente, outras maneiras de desenvolvermos as capacidades do lado direito do cérebro. Talvez não sejam as mais fáceis para alguns, mas vão aí algumas dicas:

1. Desenvolva alguma atividade artística: aprenda algum instrumento musical, teatro, pintura, desenho, canto, dança, fotografia, poesia etc.

2. Participe de atividades cooperativas: trabalhos em grupo, esportes de equipe (de preferência não-competitivas), mutirões etc.

3. Faça alguma doação. Pode ser aquele brinquedo esquecido e que você nem lembra mais que existe. De repente ele pode ser o motivo do sorriso de uma criança.

4. Procure passar algum tempo em contato com a natureza: parques, praia, campo etc. Contemple paisagens e seus elementos naturais.

5. Conhecimentos sobre história natural, astronomia etc. nos fazem também pensar sobre nossa relação com a natureza, com o cosmos etc.

6. Desenvolvimento da espiritualidade. Isto não significa ter uma religião. As nossas capacidades espirituais nos ajuda na percepção da nossa conexão com algo maior que nossa individualidade.

7. Faça algum trabalho voluntário em creches, asilos, escolas, instituições sociais, igrejas etc. Pode ser uma hora por semana ou algum tempo nas férias.

8. Valorize o tempo com sua família. Descubra mais sobre seus pais, avós etc. Já procurou escrever sua árvore genealógica?

9. Medite. A meditação pode ser um momento de profundo silêncio e concentração num foco só (respiração, uma imagem, um objeto etc.), mas também pode ser a concentração total em algo que se está fazendo. Exemplo: quando almoçar e jantar preste atenção no sabor do que está ingerindo. Hehe... isto significa desligar a televisão. Umas das melhores definições de meditação que conheço diz que "meditação é colocar a mente onde o corpo está."

10. Valorize as atividades culturais, históricas, folclóricas etc. Isto nos faz desenvolver nossa noção de pertencer a uma família, a um grupo, sociedade, nação etc.

Estas são apenas algumas dicas. O importante é começar. Devemos lembrar que o fundamental é o desenvolvimento equilibrado dos dois hemisférios do cérebro. No vídeo fica claro que a neurocientista só sobreviveu por causa do lado esquerdo que a alertou sobre o derrame. Portanto, ambos são importantes. Tomando isto em conta podemos exercitar nossa massa cinzenta fazendo um uso mais efetivo das capacidades deste órgão.

Um comentário:

igor cozzolino disse...

muito bom professor gostei muito do post. estou me identificando com algumas coisas no seu blog