"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Matou a cobra? II - Iraniano diz que Bin Laden morreu por doença

Heydar Moslehí - Ministro da Inteligência Iraniana
Ministro iraniano diz ter provas de que Bin Laden morreu por doença "há muito tempo"

O ministro iraniano de Inteligência, Heydar Moslehí, anunciou que seu país teria "informação fidedigna" de que o terrorista saudita Osama bin Laden teria morrido "há muito tempo por causa de uma doença".

Em declarações divulgadas nesta segunda-feira (9) pela imprensa estatal, o chefe dos serviços secretos do Irã afirmou duvidar da operação norte-americana que teria matado Bin Laden, segundo a versão oficial apresentada pelos Estados Unidos, e desafiou Washington a mostrar o corpo do saudita.

A Casa Branca diz ter lançado o corpo de Bin Laden ao mar, após colher material para exame de DNA, e com direito às cerimônias religiosas correspondentes à tradição islâmica. O governo americano também diz ter fotos da operação, mas decidiu não tornar as imagens públicas.

"Temos informação fidedigna de que Bin Ladem morreu há muito tempo por causa de uma doença", rebateu Moslehí em declarações à imprensa local, após a reunião dominical do Conselho de Ministro.

"Se os aparelhos de segurança e de inteligência de fato prenderam ou mataram Bin Laden, porque não mostram o cadáver? Por que o jogariam ao mar?", questionou o iraniano.

A resposta, segundo Moslehí, o interesse de Washington seria "obscurecer o despertar islâmico na região".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/09/ministro-iraniano-diz-ter-provas-de-que-bin-laden-morreu-por-doenca-ha-muito-tempo.jhtm


TRECHOS DO EDITORIAL DA FOLHA DE SÃO PAULO DE 08/05/2011

"Em meio à sucessão de versões incompletas e até contraditórias, acumulam-se dúvidas sobre a legalidade e a legitimidade da operação em que foi morto Osama Bin Laden..." (...)
"Bin Laden foi executado, quando poderia ter sido capturado e julgado?" (...)
"... a ausência de um corpo contribui para a convicção de muitos de que o governo Obama quer ocultar detalhes comprometedores da operação."(...)
"Barack Obama tentou conferir um tom de vitória moral ao raíde, ao dizer que se fez justiça. Justiça se faz nos tribunais, sob o império do lei - como não se cansam de pregar os americanos, ainda que nem sempre o pratiquem."

Esta é a mídia meanstream. Esta "oficialidade" dos fatos propagada pela mídia dá náuseas. Apesar de ser o "máximo' que eles podem fazer pelo menos questionam o intervencionismo norteamericano.

3 comentários:

Alcir disse...

Você, com o poder de um blog ao seu lado, está tomando partido de uma versão do Irã, eterno inimigo do Ocidente, sobre o que aconteceu ao terrorista Bin Laden! Acredito que você deveria pesar seus comentários antes de publicar sua opinião, que acredito estar cheia de "anti-americanismo". Você provavelmente deve ser daqueles que "odeiam" os americanos, mas quando tem oportunidade corre para comprar produtos oriundos da "América".

Na minha pobre opinião, você tem mente daqueles comunistas da década de 70, que ainda acreditam no slogam "FORA FMI"...

3by3 disse...

É quase impossivel acreditar numa barbaridade dessas, nessas informações ditas oficiais e corretas que estão se espalhando pela internet. Há muitas contradições em torno dessas afirmações.
Como dito no post, por que esse medo de mostrar as fotos de Osama ? Por que ter lançado o corpo ao mar? Por acaso, um povo, seja ele qual for, não importando a nação à qual pertença, não tem direito de expressar seu respeito diante de alguém, diante de algum corpo ? Os EUA são cheios de impor democracia e direitos humanos ao redor do mundo; cheios de interferir em conjunturas que não lhes pertencem com a missão de levar estes elementos ditos anteriormente à qualquer parte de mundo.
Sinto muito, não há essa de anti-americanismo.Há apenas dois lados da moeda, que devem ser vistos, analisados e levados em consideração, de diferentes pontos de vista; todos têm o direito de usarem suas argumentações (sendo elas próprias ou retiradas de outras fontes) para defender suas opiniões sobre os fatos.

Temos que entender que a história é escrita, contada de várias maneiras; e as versões mais aceitas são aquelas contadas pelos vencedores das guerras, sejam estas reais ou "Frias".
Que história é essa, por exemplo, de dizer "Terrorismo Islâmico", (mania muito presente entre a maioria dos ocidentais)? Para muitos islâmicos isso é um insulto. Acha que uma criança Iraquiana, seguidora do islamismo, obrigada a se deslocar com sua família para outro país, porque o seu foi bombardeado pelos norteamericanos; gostaria de ser chamada de terrorista? ... não.

Castor disse...

Acredito que o Fernando aqui no blog está apenas lidando com os fatos, deixando de se influenciar por quaisquer que sejam seus ideais. Não vi nenhuma citação de ódio aos americanos, sendo esta uma generalização dos cidadãos estadunidenses. A população americana é na maioria das vezes enganada pelo governo, que adora jogar sujo, fazendo de tudo para manter a hegemonia norte-americana, criar um sentimento patriota e aumentar o desprezo dos norte-americanos pelos mulçumanos. Analise os fatos e pesquise sobre o assunto e talvez você perceba que não se trata de ter um ideal comunista para chegar em tais conclusões, mas sim de receber as informações e não julgá-las certas ou erradas, e sim abrindo uma discussão sobre os fatos apresentados, que é a proposta do blog.