"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

BIN LADEN's BUFFET




Publicado na Folha de São Paulo, 15 de maio de 2011. Caderno 2 - Mundo, p. 2.

CASA DE BIN LADEN TEVE ATÉ CASAMENTO

"...o dono legal da casa em que ocorreu a ação (de assassinato de Osama Bin Laden), Arshad Khan, ofereceu a um vizinho a área externa do local para uma festa de casamento no ano passado, e foi visto circulando pela área para fazer compras duas semanas antes de os americanos chegarem.
'Eu não fui convidado, mas conheço vizinhos que foram. Eles voltaram para suas vilas. São festas grandes, com mais de 50 pessoas, e o Sr. Khan emprestou a área mais externa da casa para celebração', afirm ou Riaz Rehman, 42, dono de uma loja de artigos de computação.
Segundo ele, a festa ocorreu há cerca de um ano e seria uma 'walima', a última etapa do casamento - quando os noivos, que podem estar casados há meses, oferecem comida a convidados. (...)
O levantamento de informações é precário. Um policial que abastecia jornais locais com dados nos dias seguintes ao ataque sumiu, na definição dos moradores. 'Aqui não se pode falar nada, olhe em volta, os vizinhos mais próximos foram mandados para suas aldeias de origem. Só sei que ninguém acredita que Osama estava aqui', diz o encanador Mohammed Aishef." (...)
"O que é mais intrigante é imaginar que a versão do casamento seja exatamente o que esses vizinhos dizem. Por que alguém escondendo o homem mais procurado do mundo faria uma festa em seu quintal?"
"Medo, desconfiança, versões conflitantes e só uma certeza: de que ainda falta elucidar muita coisa."

Nenhum comentário: