"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Beijos em Cinema Paradiso


Quando eu dei aulas de alfabetização de adultos consegui que um especialista fosse até o centro de alfabetização dar uma palestra sobre sexualidade. O palestrante ficou surpreso ao ouvir uma aluna perguntar se um beijo dado com muita paixão poderia levar à gravidez. Essa idéia era muito comum nas áreas rurais e também nos centros urbanos a algumas décadas atrás. No caso das cidades as novelas e, em menor medida, o cinema deram sua contribuição. Isto por causa da censura, sistemática ou não, nas primeiras décadas do vídeo e do cinema que impedia a exibição de sexo ou de insinuação do ato sexual. Por isso era comum ver a cena de um casal se beijando e em seguida, numa outra tomada, aparecer a mulher grávida ou já com filhos. Como qualquer orientação na época era rara "ensinava-se", assim, que a conseqüência de um simples beijo poderia ser uma gravidez.

Na parte final do filme italiano Cinema Paradiso as cenas censuradas dos filmes de um cinema do interior da Itália aparecem editadas numa película única. Esta cena é, para mim, de todos os filmes que vi, uma das mais emocionantes e inesquecíveis. Não apenas pela beleza sensual, mas, principalmente, pela reverência à arte cinematográfica.


Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore. Itália, 1989.

Nenhum comentário: