EDUCAÇÃO - CULTURA - GAIA "Educar é possibilitar e fomentar sonhos. É acreditar que o desejo, como matéria onírica consciente, é plena de transmutação e realização."
"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
O Casamento
"O casamento (...) é a reunião da díade separada. Originariamente, vocês eram um. Agora são dois, no mundo, mas o casamento é o reconhecimento da identidade espiritual. É diferente de um caso de amor, não tem nada a ver com isso. É outro plano mitológico de experiência. Quando pessoas se casam porque pensam que se trata de um caso amoroso duradouro, divorciam-se logo, porque todos os casos de amor terminam em decepção. Mas o matrimônio é o reconhecimento de uma identidade espiritual. Se levamos uma vida adequada, se a nossa mente manifesta as qualidades certas em relação à pessoa do sexo oposto, encontramos nossa contraparte masculina ou feminina adequada. Desposando a pessoa certa, reconstruímos a imagem do Deus encarnado, e isso é que é a mitologia do casamento. O ritual, que antes representava uma realidade profunda, hoje virou mera formalidade. E isso é verdade nos rituais coletivos assim como nos rituais pessoais, relativos a casamento e religião. Quantas pessoas, antes do casamento, recebem um adequado preparo espiritual sobre o que o casamento significa? Você pode ficar parado diante do juiz e se casar, em dez minutos. A cerimônia de casamento na Índia dura três dias. O par fica grudado! Isso é primordialmente um exercício espiritual, e a sociedade deveria nos ajudar a tomar consciência disso." Joseph Campbell in Poder do Mito
Extraído do blog www.saindodamatrix.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
"A taxa de divórcios no Brasil subiu 200% entre 1984 e 2007, segundo dados da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2007", divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o índice passou de 0,46 divórcio para cada grupo de mil habitantes para 1,49 divórcio por mil habitantes." (extraído de http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=36305)
Meus pais são separados... fazem parte das estatisticas... Vou tomar mto cuidado pra nao fazer o mesmo. Terei consciência do significado do matrimonio, mas daqui a um bom tempo vou pensar nisso. rsrsrs
Agora... Tô vendo que vc tá mesmo inspirado, né Fernando? rsrs
Abraço e td d bom!
Postar um comentário