"-... esse sujeito de quem estou falando trabalhava como domador de cavalos (...) parecia ter sido feito por encomenda para domar os potros; mas a verdade é que ele tinha outro ofício: o de 'provocador'. Era provocador de sonhos. Isso é que ele era realmente." Pedro Páramo, Juan Rulfo.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Ilhas em processo de extinção

Se você pretende visitar alguma ilha ou planície costeira em algum canto do mundo acho bom se apressar porque "o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global já fez uma pequena ilha desaparecer da superfície do planeta. A submersão de Lohachara, na baía de Bengala, Índia, onde deságuam os rios Ganges e Brahmaputra, foi o prelúdio da confirmação das previsões de climatologistas sobre o agravamento do efeito estufa." Folha de S. Paulo, 27 de dezembro de 2006.
O que antes parecia só ameaça já é realidade, segundo alguns especialistas. Além do desaparecimento desta ilha na Índia há vários outros casos de desaparecimento de ilhas no oceano Pacífico. É o caso, segundo a Folha de São Paulo, de algumas ilhas do arquipélago de Kribati que desapareceram há oito anos.
Pode-se discutir se estes desaperecimentos estão mais relacionados à formação natural do planeta e não a uma elevação do nível do mar. Sabe-se que, assim como nascem novas ilhas a partir, por exemplo, do derramamento de lavas de vulcões oceânicos, também áreas costeiras e pequenas ilhas desaparecem devido a fenômenos erosivos. Mas não é este o caso da ilha de Lohachara. A situação é alarmante. Ainda segundo a Folha de São Paulo, Locahara chegou a ter 10 mil habitantes. E foi desparecendo de maneira gradual e persistente. E outras ilhas no delta do Ganges estão no mesmo caminho.
Assim como temos listas de animais extintos quem sabe daqui a algum tempo também não tenhamos listas de lugares extintos (neste caso provocados pelo homem).
Estas ilhas não tem a fama e, talvez, nem o charme de Veneza, mas se alguém pretende conhecer é bom ir logo.

2 comentários:

Airton Papeschi disse...

Muito bom!
Parabéns e um ótimo ano novo para vc.
abraços Airton

Anônimo disse...

A notícia é assustadora, que sirva de aviso pra humanidade assumir suas responsabilidades. Um ano muito bom pra vc Simone